sexta-feira, 27 de maio de 2011

Conhecendo o projetor de slides

Você professor já viu um projetor de slides?








No meio de tanta tecnologia o projetor de slides está presente.O projetor de slides foi, e ainda é, uma tecnologia incrível, capaz de levar imagens de qualidade que enriquecem muito os conteúdos abordados nos livros didáticos e permitem ao professor ilustrar conceitos, apresentar esquemas, pranchas, mapas, etc., de uma forma bem mais prática e agradável do que fazendo uso apenas da lousa e do giz. Projetores de slides são contemporâneos do famoso e esquecido (ou quase) retroprojetor.

O projetor de slides propicia ao Professor de qualquer disciplina dinamizar suas aulas, enriquecendo-as com trabalhos que permitem um estudo mais detalhado do conteúdo abordado, por exemplo: uma aula de ciências poderá ser mais dinâmica e esclarecedora se o aluno puder visualizar uma célula e não simplesmente copiar informações de um texto colocado na lousa, ou seja, na prática ele (aluno) terá uma informação mais completa. Um professor de história poderá exibir construções históricas de povos antigos e até mesmo aquelas contemporâneas, também cenas de momentos cotidianos de outros povos em épocas bem variadas.


Os Slides



Existem no mercado diversos modelos de projetores de slides, desde os mais simples aos mais sofisticados.

O projetor de slides é um aparelho que permite projetar sobre uma tela ou parede uma imagem estática, em P&B ou em cores. Cada unidade é um fotograma em diapositivo transparente, portanto permite a passagem da luz. Os slides poderão ser produzidos a partir de filme fotográfico ou acetato, mas também sobre plástico transparente (grosso), esses usados para embalar arroz, feijão, etc. Aqueles produzidos a partir de filme fotográfico, quando revelados em laboratório privado, já vem montados no interior de uma janela, geralmente de plástico, mas podendo ser em papelão.

Os slides produzidos em acetato poderão ser trabalhados manualmente ou impressos em uma impressora, jato de tinta ou laser, de um computador, ou ainda, pela indústria gráfica, todos poderão proporcionar ótimos resultados


Como produzir as suas transparências?



As transparências ou slides poderão ser comprados no mercado em catálogos, álbuns ou

individualmente. Mas, também é possível que sejam produzidos pelo próprio aluno o que barateia os custos, pois é possível trabalhar em grupo. São quatro os métodos para a obtenção de transparências, o primeiro é fotográfico, o segundo pelo computador, com acetato pela pintura ou desenho e com o uso de filme plástico também pintando ou desenhando.




Através deste vídeo veja como funciona o projetor de slides : http://www.youtube.com/watch?v=gGvuZU-OXlw&NR=1







Conheça mais em http://www.arteeducar.com/st012ecurso/arqu_cs/CursoSlides_Retro_episc01compl.pdf


Academicas: Jordany Soares, Marilda de Almeida e Renata da Rocha
CARTAZES

O cartaz é um meio de comunicação de massa de natureza visual cuja finalidade é anunciar os mais diversos tipos de mensagens – como, por exemplo: mensagens comerciais, políticas, religiosas, educativas, de utilidade pública, etc. A utilização do cartaz em sala de aula é muito limitada e tem como objetivo informar e motivar os alunos.
Os elementos de um cartaz são o texto e a mensagem. Temos a fórmula: texto + mensagem = a mensagem do cartaz. Ele deve conter um único tema, deve ser colorido e o texto não deve ultrapassar 10 ou 20 palavras. Deve ser feito para ser exposto à visão de todos.
É importante escolher a letra adequada, pois isso influi muito na qualidade visual do texto. A letra é a roupa com eu vestimos o conteúdo da nossa mensagem.
O letreiro poderá ser feito à mão, utilizando-se letras recortadas de jornais ou revistas, ou então letras feitas com o auxílio do normógrafo ou ainda letras adesivas.
O estilo da letra deve ser simples e fácil de ser lido. Usar um só tipo de letra. Nunca misturar letras de diferentes estilos:
Não faça letras demasiadamente pequenas. O tamanho das letras deve ser proporcional à distância da qual o cartaz será lido. Também deve estar de acordo com a importância do assunto.
Letras grossas e baixas, bem como finas e altas, devem ser evitadas, pois causam confusão quando lidas à distância.

Álbum Seriado

Álbum Seriado

Trata-se de um interessante recurso visual, formado por páginas em seqüência lógica, desenvolvimento uma só mensagem em forma progressiva e lógica. São utilizadas para auxiliar em aulas, palestras, demonstrações, reuniões, etc.
O álbum seriado pode conter fotografias, mapas, gráficos, organogramas, cartazes, letreiros ou qualquer material útil na exposição de um tema. Para usá-lo da melhor maneira possível convém seguir as seguintes recomendações:
Colocar o álbum seriado em lugar visível ao público.
Virar as folhas na medida em que os tópicos vão sendo desenvolvidos.
Só virar as folhas quando os tópicos forem esgotados em sua exposição, só deixando algo em suspense para a folha seguinte.
Não se ater somente ao que está representado, mas ir além, para fixar bem os pontos importantes.
Os alunos podem colaborar na confecção do álbum, coletando material e realizando pesquisas a respeito do assunto que será abordado. Quando o tema a ser estudado estiver definido, deve-se organizar os pontos principais, colocando-os no rascunho, página por página, conforme a seqüência desejada.
O álbum seriado se compõe basicamente de ilustração e texto. As ilustrações devem ser bem simples, atraentes, visíveis e que espelhem a realidade. Podem ser retiradas de livros, revistas ou desenhadas. Já o texto deve ser com vocabulário simples, acessível ao público-alvo, devendo conter orações simples e somente com os pontos-chaves do assunto tratado. É recomendável usar letras grandes nos títulos e menores nos subtítulos. O tamanho do álbum seriado pode ser de 50 x 70 cm.
              Não é necessário fazer capa quando se tem um tripé, especialmente feito para manter o álbum na posição conveniente.
Se não for possível ter um tripé, pode-se fazer um suporte para mesa, ou seja, uma capa de madeira compensada, eucatex ou papelão grosso. A capa frontal pode ser pintada de preto ou verde-escuro e servirá como lousa, enquanto à parte de trás pode ser forrada com flanela ou feltro e, assim, pode ser usada como flanelógrafo ou ainda pode conter um quadro de pregas. Portanto, entre as duas capas, o professor terá as folhas de seu álbum seriado.

Fonte:estagiocewk.pbworks.com/f/tecologias+de+ensino2.doc

Acadêmicas: Denise Aparecida Verneke Schemberger
                        Karina Santos Haas
                        Kiara Aparecida Fila